Com o desenvolvimento da internet, muitas pessoas tentaram criar projetos de enciclopédias online, e, em março de 2000 foi fundada por Jimmy Wales e Larry Sanger, a Nupedia, que vinha com a proposta de ser uma enciclopédia livre. Porém, ela não obteve sucesso devido ao seu minucioso e demorado processo de edição e revisão. Assim, em 15 de janeiro de 2001, baseado no conceito wiki, nasce a Wikipédia.
A Wikipédia vem para revolucionar o conceito de enciclopédias trazendo conteúdo livre e a possibilidade de ser editada por qualquer um. Ela surgiu com o intuito de alimentar a Nupedia, mas com seu demasiado crescimento, acabou substituindo sua antecessora.
Sua expansão se deu internacionalmente, começando pela Alemanha e depois França. Após ser difundida em vários outros países inclusive no Brasil, os artigos começaram a ser editados pelas pessoas. Logo em 2002, surgiram as propagandas e no mes de dezembro deste mesmo ano, é lançado o primeiro projeto irmão da Wikipédia, o Wikcionário.
Em 2003 surge sua marca, através de um processo de votação do conceito. E o modelo final foi criado por David Friedlend baseado nos desenhos de Paul Stansifer.
No ano de 2004 foi ultrapassada a marca de um milhão de artigos escritos em cerca de 105 línguas, sendo que desses, em torno de 500.000 eram escritos em inglês.
Hoje com 10 anos de existência, o crescimento diário de visitantes, contribuintes ou colaboradores é muito notório e a conta chega na casa das centenas de milhares e seu conteúdo, que hoje é difundido no mundo inteiro, inclusive na China, onde existem muitos casos de restrição, ultrapassa a casa dos milhões.
A história completa, mostrada em uma linha do tempo, pode ser encontrada no próprio site da Wikipédia, com seus pontos positivos e negativos.
0 comentários:
Postar um comentário