Entrevista: Vinícius Trindad - Blog MinasCom

O blog MinasCom foi criado por Vinícius Trindad, um profissional da área de comunicação que, ao procurar emprego em Belo Horizonte, sentiu necessidade de um local específico onde as oportunidades pudessem ser divulgadas.
Eu, particularmente sigo o blog há muito tempo e alguns estágios que fiz foram por intermédio dele. Vinícius concedeu uma breve entrevista sobre seu trabalho voluntário com o blog e o caminho que percorreu até chegar aqui.
Fica meu agradecimento pela atenção e pela iniciativa que com certeza faz toda diferença tanto para as empresas como para os profissionais.



• Como surgiu o blog MinasCom? Conte-nos um pouco de sua história.
O MinasCom surgiu de minha necessidade própria de encontrar um emprego na área de comunicação aqui em Minas quando vim de São Paulo para cá. Vivia a procura de oportunidades, mas raramente as encontrava em blogs e sites, pois estes tinham na sua maioria, oportunidades de outros estados como SP, RJ, PR, e raramente algo bom em MG. Sempre via muitas e muitas vagas para São Paulo, Belo Horizonte (Minas Gerais) parecia apagado. Daí me surgiu a idéia de montar o blog.



• O que te motivou a criar esse blog?
É como disse acima. Eu precisava de um emprego aqui, e queria que fosse em minha área de formação, Comunicação Social e Marketing. Isso me motivou, então “peguei firme” na idéia, fiz um grande mailing de agências e empresas e disparei o lançamento. O resultado foi positivo. Nas primeiras semanas já recebi elogios de grandes diretores dessas empresas pela iniciativa. Consegui meu emprego, no qual estou até hoje e sou muito bem reconhecido aqui. Daí então, o MinasCom se tornou o meu grande hobby, e fico muito orgulhoso em contribuir com milhares de pessoas da minha área.



• Você se inspirou em algum blog ou site para criá-lo?
Sim. Blogs como o Publicijobs de São Paulo e o Mercado Web Minas do amigo Marcelo Sander foram minhas “inspirações”. Porém minha intenção era padronizar e objetivar a publicação de vagas. Queria ser um “portal”, uma referência em Minas em publicação de oportunidades. Pensei em colocar releases sobre o mercado, até fiz isso no começo, mas optei por focar só em vagas, até porque temos ótimos blogs que passam essas informações, a exemplo o MWM, o Publiminas, o Propaganda de Minas, dentre vários outros.



• No início, foi difícil conseguir credibilidade das empresas para divulgação das vagas? Quanto tempo durou em média?
Ah sim. Mas acreditava em minha estratégia, até porque as vagas não cairiam do céu. Divulguei em várias faculdades e para amigos do mercado. Disparei um email para muitas empresas e praticamente todas as agências mineiras. Tive respostas positivas, mas as vagas chegavam com muita timidez. Daí tinha que fazer muitas pesquisas, procuras em outros blogs e sites de vagas em aberto aqui em Minas. As postava mesmo sem o pedido da empresa contratante, e sempre pedindo que meus leitores colocassem que foi uma indicação do Blog, pois assim, quando a empresa recebesse o currículo e no corpo do email estivesse a citação do MinasCom, automaticamente a empresa procuraria saber do que se tratava. Em três, quatro meses após o lançamento, o blog já tinha uma boa representatividade.



• Como é feita a sua divulgação? Qual a importância das redes sociais nesse processo?
O “boca a boca” sempre foi muito poderoso para mim. Então essa divulgação foi a mais forte. Amigos indicando para amigos, profissionais para profissionais. E ai entram as Redes Sociais, pois a comunicação ali flui muito rapidamente e de forma objetiva. No começo eu disparava muitos emails falando sobre o blog, até que vi a necessidade de fazer o Twitter do MinasCom. Ele é muito recente ainda, mas já ultrapassa a marca de mil seguidores.



• Você tem feedback dos contratados por indicação da MinasCom?
Algumas empresas/agências me enviam agradecimentos pelo número de currículos recebidos e fazem menções que conseguiram os profissionais através do MinasCom. Em outros casos, esses muito expressivos, os próprios leitores me enviam emails agradecendo por terem conseguido a oportunidade que foi postada. Esse é o feedback que recebo.
O que acho mais importante nesse caso é sempre eu também dar o retorno a todos que procuram o MinasCom. Sempre, seja em qualquer caso, ninguém que me fez uma pergunta via email, mandou uma vaga, agradeceu ou reclamou, ficou sem resposta. Minha comunicação com meus leitores e parceiros é muito clara e isso que gera toda a credibilidade do blog.



• Você pensa em expandir o blog para além da internet?
Hoje eu digo o seguinte: o MinasCom é um hobby, mas que pode se tornar uma grande oportunidade para mim. Tenho muitos planos para ele, mas me falta tempo para me dedicar, planejar, estudar, expandir... A única coisa que desejo e pretendo seguir sempre é essa idéia de ajudar com o crescimento do mercado mineiro de comunicação.



• E como é o retorno financeiro dele na rede? Ele existe de forma significativa?
Não tenho nenhum retorno financeiro com o Blog. Nenhum mesmo. Amigos brincam comigo que eu tenho uma mina de ouro nas mãos... bom, acredito nisso, agora me falta garimpar essa mina. 



• Você tem retorno financeiro das empresas que publicam as vagas?
Não. As empresas enviam as vagas de forma gratuita. Nunca recebi nenhum centavo, mas também nunca cobrei. Como disse é um hobby. Não fiz o blog com o intuito de ganhar dinheiro. Mas nunca descartei a possibilidade, afinal as coisas foram e estão crescendo cada vez mais.



• Você administra outros blogs? Se sim, quais?
Não, somente o MinasCom.



• Já pensou agregar ao blog um site com outras funcionalidades relacionadas à comunicação?
Sim. Mas como disse, preciso parar para estudar e planejar. Há um grande leque de oportunidades surgindo... tempo é o que me falta, pois tenho outras atividades no meu dia a dia que me impedem de me dedicar mais ao blog.



• Percebi que existe um link para anunciar no MinasCom. Como funciona este serviço?
O link existe, mas não é explorado por causa de tudo isso que disse acima sobre o tempo. O que já foi postado lá nunca foi cobrado, foi tudo em forma de parceria.



• Lá, existem vários links relacionados ao mercado mineiro e outros de assuntos relacionados à área de comunicação em geral. Você possui algum tipo de parceria com essas pessoas?
Sim. Mantenho contato sempre com os responsáveis por blogs e sites que destacam a área de comunicação, principalmente em Minas Gerais. A troca de idéias é muito sadia, e a “concorrência” mais ainda. Todos em prol do mercado de comunicação.



• Como foi receber um selo do Top Blog? Isso aumentou o número de visitantes no seu blog?
Sinceramente: foi uma felicidade imensa! Eu fiquei muito contente em ver o reconhecimento que o MinasCom teve por parte dos leitores. Hoje me orgulho dizer que o MinasCom é o 2º Melhor Blog de Comunicação Profissional do Brasil de acordo com a votação popular no site Pêmio TopBlog. Todos os dias mais e mais pessoas conhecem e visitam o MinasCom também em virtude disso.



• Se fosse para você citar um ponto positivo e outro negativo do MinasCom desde a sua criação, quais seriam?
Positivo: acredito que meus leitores sabem que quem faz esse blog é um leitor como eles, que tem sonhos e expectativas na área profissional, portanto a credibilidade é o ponto mais forte do MinasCom. Negativo: ah, não vou falar mal do meu blog “né”, o acho muito bom, faz bem o seu papel...mas claro, há sempre o que melhorar.



• Qual sua perspectiva com relação à internet?
Como sou um blogueiro, acredito muito na internet como uma ferramenta cada vez mais importante para a integração de pessoas às informações. Hoje não dá pra viver sem e isso só tende a crescer.



• Fique à vontade para deixar uma mensagem aos nossos leitores.
Bom, agradeço muito a oportunidade e continuo dizendo: indiquem o MinasCom a amigos, parceiros profissionais, empresas, para assim fortalecermos cada vez mais nosso mercado de comunicação.

1 comentários:

Marcelo Sander 12 de abril de 2011 às 09:09  

Olá, Shirley. Parabéns pelo seu blog.
Ao Vinícius, meu salve, apoio e gratidão pela parceria com o blog Mercado Web Minas.

Abraço e continuem o belo trabalho,
Marcelo Sander
www.mercadowebminas.com.br

Postar um comentário

Assim...

Sou Shirley Araujo, designer gráfico de coração e estudante. Leitora de bons livros, apreciadora de boa música, degustadora de boa comida, apaixonada pela vida e pelo que há nela. Sou fragmentos de boa parte do que há no sol, com luz própria e cheia de idéias para compartilhar.
Tecnologia do Blogger.